+902322601001
info@algolittle.org

Resultados

Plano de Estudos

PENSAMENTO ALGORÍTMICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Pensamento algorítmico é tomar algo com uma sequência ou padrão reconhecido e dividi-lo em passos ou instruções. Os algoritmos estão profundamente incorporados na tecnologia atual
(Karkare, 2019).
Embora todos os algoritmos comecem com um passo e terminem com outro e aparentem não ter imaginação ou ideias originais, eles escondem a criação em si mesmos. Determinar a sequência dessas etapas de acordo com os objetivos definidos e a construção do próprio algoritmo é parte do processo criativo.
A perspetiva mais importante que este plano de estudos trará é “As capacidades de pensamento algorítmico ajudam a colocar as crianças no centro do processo educativo como aprendizes ativos que criam, desenvolvem, planeiam e atuam durante o processo de aprendizagem. Assim, este programa de formação será orientado para os alunos de formação inicial em educação pré-escolar para ajudar as crianças a aplicar o pensamento algorítmico em todas as áreas de aprendizagem e tarefas da vida diária, pelo que o programa será mobilizado no ensino de todas as áreas.”
As competências de pensamento algorítmico e a criatividade para desenvolver formas não prescritas para resolver os problemas são temas recentes nos programas de formação em Educação Pré-Escolar. A maioria dos cursos de Pedagogia não tem disciplinas relacionadas com a integração do pensamento algorítmico no currículo ou programas das áreas abordadas na Educação Pré-Escolar. É também importante que os programas de curso existentes, tais como “Arte na Primeira Infância” ou “Matemática na Primeira Infância” possam integrar este plano de estudos (módulos parcialmente relevantes) para expandir as suas ideias e melhorar a capacidade de raciocínio das crianças. Este plano de estudos irá ao encontro desta necessidade.

Learn more

Materiais Didáticos

APRESENTAÇÕES COM ANIMAÇÕES

As apresentações com animações terão características inovadoras tais como videoclips, fluxo não linear permitindo aos alunos escolher diferentes opções e ver o resultado das suas
escolhas, questionários interativos dando avaliações imediatas das suas respostas, registos áudio, informação contemporânea atrativa sobre algoritmos e criação, etc. Isto fará com que construam uma visão mais aprofundada da promoção do pensamento algorítmico.
Poderão discutir várias situações de aprendizagem durante as aulas e aplicar algumas atividades na sala de aula para observar as suas próprias reações ao criar algoritmos, dividindo determinadas situações / casos / problemas / tarefas em passos mais pequenos e acompanhando-os para atingir os seus objetivos. Vão também ver como o processo de criação de algoritmos surge com diferentes opções de solução de acordo com determinados objetivos (metas).
Isto irá envolver os aprendentes no conteúdo das apresentações, aumentar a motivação e o tempo de concentração. Vão ver os vídeos, ouvir os registos áudio, seguir as instruções e escrever as suas respostas para as aulas do dia seguinte, fazer alguns quizzes, etc., antes das aulas, o que lhes dará outra oportunidade para discutir as atividades de ensino-aprendizagem por um período de tempo mais longo, durante os cursos. As apresentações com animações serão de acesso aberto.
A realização do projeto inclui também a utilização de uma sala de aula virtual onde todos os estudantes participantes estarão registados e serão capazes de interagir uns com os outros para criar mais atividades de ensino-aprendizagem em conjunto e melhorar as suas capacidades de ensino. A sala de aula virtual será montada numa plataforma já existente.

Learn more