+902322601001
info@algolittle.org

Sobre Nós

Os Nossos Objetivos

O primeiro objetivo é preparar um programa para um curso e materiais didáticos para ensinar os estudantes da formação inicial em Educação Pré-Escolar a reconhecer competências de pensamento algorítmico em todas as áreas da educação pré-escolar e a integrá-las no ensino da música, arte, matemática, teatro, ciências, formação pessoal e social, língua materna e desenvolvimento da primeira língua estrangeira, trabalhados na primeira infância.
O nosso objetivo é também
– Articular competências associadas a atividades de ensino/aprendizagem com recurso às TIC com as competências pedagógicas na formação inicial de Educação Pré-Escolar
– Fomentar conhecimentos e competências dos estudantes de formação inicial em Educação Pré-Escolar relacionados com a utilização de competências de pensamento algorítmico através da aprendizagem lúdica como uma abordagem pedagógica inovadora
– Promover a integração de competências de pensamento algorítmico no ensino das áreas de aprendizagem da Educação Pré-Escolar pelos docentes da formação inicial.

As Nossas Atividades

Começaremos com atividades de gestão a par da divulgação. Antes da reunião de kick-off, começaremos a preparar o primeiro relatório do produto 1 (IO1). Após a conclusão do IO1, passaremos à preparação do IO2. O processo de pilotagem seguir-se-á após a conclusão dos IO. Finalmente, decorrerão eventos multiplicadores nos países parceiros.

Resultados Esperados

– As atividades do projeto proporcionar-nos-ão os conteúdos para um curso de sucesso, cuja validade e inovação serão testadas e comprovadas cientificamente.
– Prepararemos um artigo científico e partilharemos os resultados da atividade do projeto com a comunidade científica. Isto aumentará a visibilidade da atividade do projeto e servirá para expandir a sua área de divulgação.
– Os alunos de formação inicial em Educação Pré-Escolar que fizerem este curso opcional nos anos subsequentes receberão também os seus créditos ECTS.
– A atividade do projeto reforçará a colaboração entre Universidades Europeias e representantes do setor das TIC.
– Todos os documentos científicos produzidos durante a atividade do projeto serão publicados e de acesso livre neste website do projeto.

Impactos

A atividade do projeto terá um impacto direto na qualificação dos alunos de formação inicial em Educação Pré-Escolar no ensino de diferentes áreas de aprendizagem. Aprenderão a ajudar as crianças a ver os acontecimentos sob diferentes perspetivas. A criação de diferentes algoritmos (pequenos passos) que iremos seguir levar-nos-á a experiências completamente diferentes. Os estudantes do ensino superior aprenderão também a auxiliar as crianças a criar algoritmos, a aplicá-los e a ver se podem ou não atingir o objetivo. Os futuros educadores de infância aprenderão ainda como apoiar as crianças a verificar os seus passos, a ver os problemas e a corrigi-los.
Isto significa que ao conseguirmos melhorar o raciocínio das crianças, seremos capazes de lhes proporcionar as competências necessárias para programar (consiste em algoritmos), para resolver problemas, para ver os acontecimentos sob diferentes perspetivas e para encontrar formas funcionais de alcançar os seus objetivos. Isto permitir-lhes-á também ter as competências necessárias para encontrarem empregos em áreas complexas.